Sisutec Inscrições 2015

Lançado em 2013 pelo governo federal, o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) oferece milhares de vagas gratuitas em cursos técnicos, ministrados em instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil.

O Sisutec oferece vagas para cursos técnicos gratuitos em todo o Brasil (Foto: Divulgação)

O programa é uma espécie de “Sisu para o ensino técnico”, já que tem funcionamento semelhante ao do Sistema de Seleção Unificada do nível superior, através do qual são oferecidas vagas em cursos de graduação, ministrados em instituições públicas de ensino superior.

Destinado tanto a quem já está trabalhando e quer se especializar, obtendo maiores oportunidades de emprego e melhores salários, quanto para quem está querendo ingressar no mercado de trabalho, o Sisutec também realiza a seleção de candidatos através das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Vagas ofertadas

Na primeira edição do Sisutec, que é uma modalidade do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), foram ofertadas quase 240.000 vagas em cursos profissionalizantes, segundo os dados do Ministério da Educação. Os cursos têm, em média, de 1.800 a 2.000 horas/aula, com duração variando de um a dois anos.

Diversas áreas do conhecimento são atendidas, com a oferta de cursos técnicos gratuitos nos segmentos de informática, logística, segurança do trabalho, redes de computadores, enfermagem, gestão, turismo, cultura, design, produção industrial e muito mais.

Entre as instituições que são parceiras do Sisutec e que oferecem cursos gratuitos estão o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), escolas técnicas privadas, universidades privadas, escolas técnicas vinculadas às universidades federais, redes estaduais e municipais de educação profissional e tecnológica e institutos federais.

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Requisitos, inscrições Sisutec 2015

Os interessados em participar do Sisutec 2015 devem ter concluído o ensino médio e participado do Enem 2014, requisitos básicos para se candidatar às vagas oferecidas pelo programa. A maioria das oportunidades é destinada a quem cursou o segundo grau na rede pública ou em escolas particulares, na condição de bolsista integral.

O período de inscrições do Sisutec 2015 pode ser acompanhado pelo site oficial do Sisutec. Para se inscrever o aluno deve utilizar a nota do Enem 2014.

A melhor dica é ficar atento ao site http://sisutec.mec.gov.br, que é a página oficial do programa, onde maiores detalhes a respeito do próximo processo seletivo devem ser divulgados em breve.

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Comente (será moderado)